"Pendura uma melancia no pescoço", "Vai sair pelado na rua", "Coloca luzinha pica-pisca" e tantas outras expressões que criaram em muitos de nós a crença limitante de que ser discreto é o que mundo precisa. E daí, quem ignora tudo isso está sob os holofotes do sucesso!
Esse parágrafo aí de cima tem verdades e mentiras. A verdade é que estamos cheios de crenças limitantes e a de que devemos ser normais ou nos ajustar a multidão é uma delas. A mentira é que você precisa de holofotes ou fazer todo esforço do mundo para ter sucesso.
Bem, para se destacar você precisa entender como a matriz social do grupo em que você está funciona. Entender como se dão as relações nesse grupo e o que é significativo. Vou listar algumas perguntas que podem te ajudar a entender a matriz social:
- Qual a estrutura de hierarquia desse grupo?
- Quais o padrões de qualidade estabelecidos?
- Quais as variáveis são mais importantes no grupo?
- É mais importante ser ou parecer?
- Quais são os movimentos construtivos e os desconstrutivos?
Respondendo a essas perguntas você já começa a mapear a matriz social e entender como se encaixar nela. Para se destacar você precisa aderir às melhores qualidades construtivas, e praticá-las. Claro que se você fizer o contrário encontrará destaque, mas creio que você não queira se destacar como alguém negativo, né?
Então, se você mapeia a situação, sabe como estrategicamente se destacar, e é preciso uma nova pergunta: "Qual o custo dessas ações?" e na sequência: "Estou disposta(o) a fazer o necessário para me destacar?". Essas perguntas finais te ajudam a entender se está com disposição para se destacar. Pode ser que não, e pode ser que apenas seu ego queira o retorno positivo que você vê as pessoas em detasque recebendo. E talvez este seja o conjunto de perguntas mais importante.
Essa semana ainda vamos trazer 10 dicas para ficar no top 10, naquela lista de destaque que todo mundo lembra. Por isso, acompanhe nossos conteúdos aqui, no Instagram e no Facebook.