Qual foi a última vez que você ouviu falar em estudar? E estudar moral e ética? Muito provavelmente na escola, ou talvez nem lá. É, mas essa é uma área do conhecimento que nos ajuda a entender as matrizes sociais, os outros e principalmente separar o que é do nosso ego, do que é construção coletiva.
A moral é nosso conjunto coletivo de leis, valores e princípios de comunidade, a ética é nossa postura diante desse conjunto. Logo a moral é uma construção coletiva, enquanto a ética é uma construção individualizada. Podemos ainda, ter um conjunto ético de um determinado grupo ou profissão, que é o conjunto de normas que esse grupo entende como válidas.
Como a moral é uma resultante social, ela irá evoluir, mudar, e se construir com o tempo. A ética também é uma construção e está atrelada a nossa leitura da moral social e também àquilo que nos permitimos ou não.
E daí vem os elementos de bem e mal a se escorar nesses dois elementos. Muitas vezes um indivíduo será visto como mal se for contra a moral vigente, mesmo que ele esteja de acordo com seus princípios éticos ou de sua profissão. Quanto menos entendimento da moral social temos, mais confusão fazemos com relação aos atos e ações dos outros. É o caso de avaliarmos como boa ou má a atuação de juízes, peritos, fiscais de acordo com a nossa visão da moral vigente, e não de acordo com os princípios e éticas dessas profissões. Logo, fazemos uma grande confusão.
Haverão coisas na vida que serão morais, imorais ou amorais. Aquilo que é moral, está de acordo com a moral vigente, aquilo que é imoral vai contra a moral vigente e logo aquilo que é amoral não é considerado pela moral vigente. Confuso?
Pensemos no caso dos assuntos tabus. Para algumas pessoas, o simples fato de falarmos de um assunto como drogas, sexo ou outro tabu já é imoral, outras dirão que é amoral. Ou seja, refletir ou discutir um assunto não tem a ver com a moralidade. Logo, tudo isso é uma questão de interpretação, até porque se queremos uma sociedade livre e com intelectualidade elevada, deveria fazer parte da nossa moral a capacidade de discutir qualquer assunto.
Por isso que precisamos estudar moral e ética, e fazê-lo constantemente. Para que possamos entender que conceitos temos em voga (moda) na sociedade atual e também entender o que e ao quê estamos dispostos a fazer e agir nessa sociedade (ética).
Você não precisa ir muito longe para começar a pensar ou falar do assunto, pode simplesmente conversar com as pessoas em casa, entender o que pensam, expandir seus horizontes e entender a moral vigente, para a partir disso, definir seus princípios éticos.