Competências podem parecer apenas uma linguagem do mundo do trabalho, só que estão por todos os lugares. Quando abordamos o assunto competências estamos falando das técnicas, com habilidades de fazer algo, e comportamentais, habilidades de se portar de certo modo.
Dizem que com todo nascimento de uma criança nasce uma mãe. E também, para maternidade há um conjunto de competências necessárias. Prova é, que o segundo filho já é mais tranquilo de lidar do que o primeiro. Só que há complicadores também nesse cenário. Iremos romantizar um pouco essa questão e exigir que as mães se comportem de acordo com nosso imaginário de competências para elas. Logo, elas precisam tanto de hard, quanto de soft skills, ou seja, de competências (skill) técnicas (hard) e comportamentais (soft).
Quando você sabe fazer algo, precisa desenvolver um conjunto de habilidades para este algo. Esse conjunto de habilidades é a competência. Logo, alguém competente, é alguém que apresenta um determinado número de habilidades em uma área à qual se propõe a trabalhar ou auxiliar.
Somos seres de comunidade, e essa comunidade requer sentido útil para as nossas ações. Se cada um de nós entende um pouco e vai se especializando em certas áreas, passa a ser mais útil. Quando falamos de competências técnicas fica fácil, temos atividades de cursos técnicos, graduações, especializações que nos ensinam como fazer e o que fazer. Agora, quando o assunto são as comportamentais, fica mais difícil! Boa parte do trabalho de coaching é levar o cliente ao desenvolvimento de competências comportamentais, e auxiliar na visão de suas atuais competências.
Se você busca se desenvolver, além dos conhecimentos técnicos, precisa saber que posturas, formas de contato e tempos são praticados no meio em que você quer se inserir. Ainda, precisa pensar dentro da sua moral e ética, quais comportamentos são aceitáveis. Saiba que as competências não mudam a sua essência, elas são apenas elementos de civilidade e cada momento irá precisar de competências distintas.
Você pode desenvolver competências de apresentação, de negociação, de diálogo, e por aí vai a lista. Cada papel desempenhado por nós terá um conjunto específico. Quanto mais clareza temos deste papel, mais fácil será adaptar a nossa realidade às competências necessárias para desempenhá-lo.
Aqui no SPIND trabalhamos com o mapeamento de competências comportamentais e o desenvolvimento delas através dos programas de coaching e cocriacional. E é sempre um excelente resultado quando as pessoas começam a notar como é tranquilo e o tamanho do impacto que tem a possibilidade de enxergar esse assunto com clareza.
Competência, em administração, refere-se à posse, por parte de um indivíduo ou de uma organização, das características necessárias para se realizar uma determinada atividade. A competência integra as diversas dimensões humanas quando se trata de desenvolver uma atividade.